Dengue – O que é, Causa, Sintomas e Tratamentos com medicamentos. Além disso, a Dengue (DENG-gey) é uma doença transmitida por mosquito que ocorre em áreas tropicais e subtropicais do mundo. A Dengue leve causa febre alta, erupção cutânea e dor muscular e articular. Uma forma grave de Dengue, também chamada de Dengue hemorrágica, pode causar sangramento grave, uma queda repentina da pressão arterial (choque) e da morte. Milhões de casos de infecção por Dengue ocorrem a nível mundial a cada ano. A Dengue é mais comum no Sudeste Asiático e nas ilhas do Pacífico ocidental, mas a doença vem aumentando rapidamente na América Latina e no Caribe.
Os pesquisadores estão trabalhando em vacinas contra a Dengue. Por enquanto, a melhor prevenção é reduzir o habitat do mosquito em áreas onde a febre da Dengue é comum.
Causas de Dengue: A Dengue é causada por qualquer um dos quatro vírus da Dengue espalhados por mosquitos que prosperam dentro e perto de alojamentos humanos. Quando um mosquito morde uma pessoa infectada com um vírus da Dengue, o vírus entra no mosquito. Quando o mosquito infectado morde outra pessoa, o vírus entra na corrente sanguínea dessa pessoa.
Depois de se recuperar da Dengue, você tem imunidade ao vírus que o infectou – mas não aos outros três vírus da Dengue. O risco de desenvolver Dengue severa, também conhecida como Dengue hemorrágica, realmente aumenta se você estiver infectado uma segunda, terceira ou quarta vez.
Sintomas de Dengue: Muitas pessoas, especialmente crianças e adolescentes, podem não apresentar sinais ou sintomas durante um caso leve de Dengue. Quando os sintomas ocorrem, eles geralmente começam quatro a 10 dias depois de serem mordidos por um mosquito infectado. Os sinais e sintomas da febre de Dengue geralmente incluem:
Febre, até 106 F (41 C)
Dores de cabeça
Dor muscular, óssea e articular
Dor atrás dos olhos
Você também pode experimentar:
Erupção generalizada
Nausea e vomito
Raramente, sangramento menor de suas gengivas ou nariz
A maioria das pessoas se recupera dentro de uma semana ou mais. Em alguns casos, os sintomas pioram e podem tornar-se fatais. Os vasos sanguíneos muitas vezes se tornam danificados e vazam. E o número de células que formam coágulos (plaquetas) na corrente sanguínea. Isso pode causar:
Sangrando do nariz e da boca
Dor abdominal intensa
Vômito persistente
Sangramento sob a pele, que pode parecer hematoma
Problemas com seus pulmões, fígado e coração
Quando Consultar um Médico: Se você visitou recentemente uma região em que a febre da Dengue é conhecida e você de repente desenvolve febre, consulte seu médico.
Fatores de Risco de Dengue: Fatores que o colocam em maior risco de desenvolver Dengue ou uma forma mais grave da doença incluem:
Vivendo ou viajando em áreas tropicais. Estar em áreas tropicais e subtropicais aumenta o risco de exposição ao vírus que causa Dengue. As áreas especialmente de alto risco são o Sudeste Asiático, as ilhas do Pacífico Ocidental, a América Latina e o Caribe.
Infecção prévia com um vírus da Dengue. A infecção anterior com um vírus da Dengue aumenta o risco de ter sintomas graves se você estiver infectado novamente.
Complicações de Dengue: Se grave, a Dengue pode danificar os pulmões, fígado ou coração. A pressão arterial pode cair para níveis perigosos, causando choque e, em alguns casos, a morte.
Diagnóstico de Dengue: O diagnóstico da Dengue pode ser difícil, pois seus sinais e sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças – como a malária, a leptospirose ea febre tifóidea. O seu médico provavelmente irá perguntar sobre seu histórico médico e de viagem.
Certifique-se de descrever as viagens internacionais em detalhes, incluindo os países que visitou e as datas, bem como qualquer contato que você tenha tido com os mosquitos. Certos testes laboratoriais podem detectar evidências dos vírus da Dengue, mas os resultados dos testes geralmente voltam muito tarde para ajudar a tomar decisões diretas de tratamento.
Tratamentos de Dengue: Não existe um tratamento específico para a Dengue. Seu médico pode recomendar que você beba bastante líquido para evitar a desidratação de vômitos e febre alta. O acetaminofeno (Tylenol, outros) pode aliviar a dor e reduzir a febre. Evite os analgésicos que podem aumentar as complicações hemorrágicas – como aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros) e naproxeno sódico (Aleve, outros). Se você tem Dengue severa, você pode precisar:
Cuidados de apoio em um hospital
Substituição de fluidos e eletrólitos intravenosos (IV)
Monitoramento da pressão arterial
Transfusão para substituir a perda de sangue
Prevenção de Dengue: As seis vacinas contra a Dengue estão em desenvolvimento, mas ainda não estão disponíveis. A vacina que está em desenvolvimento é uma vacina de três doses para crianças. Os resultados de um ensaio de fase III foram publicados em julho de 2014. Este estudo mostrou que a vacina parece ser segura, evitando que a Dengue leve um pouco mais da metade do tempo.
Aqueles que tiveram a vacina mas ainda ficaram infectados com Dengue tiveram um curso mais ameno da doença do que aqueles que não foram vacinados. Embora a vacina não seja tão eficaz quanto os médicos gostariam, é seguro. A empresa que faz esta vacina ainda não anunciou planos para buscar aprovação para comercializar a vacina.
Então, por enquanto, se você está vivendo ou viajando em uma área onde a febre da Dengue é conhecida, a melhor maneira de evitar a febre da Dengue é evitar ser mordido por mosquitos que carregam a doença. Se você está vivendo ou viajando em áreas tropicais onde a febre da Dengue é comum, essas dicas podem ajudar a reduzir o risco de mordidas de mosquito:
Mantenha-se em uma habitação com ar condicionado ou bem blindada. Os mosquitos que carregam os vírus da Dengue são mais ativos do amanhecer ao anoitecer, mas também podem morder a noite.
Use roupas de proteção. Quando você entra em áreas infestadas de mosquito, use uma camisa de mangas compridas, calças longas, meias e sapatos.
Use repelente de mosquito. Permethrin pode ser aplicado em sua roupa, sapatos, equipamento de camping e rede de cama. Você também pode comprar roupas feitas com permetrina já nela. Para sua pele, use um repelente contendo pelo menos 10% de concentração de DEET.
Reduzir o habitat do mosquito. Os mosquitos que carregam o vírus da Dengue normalmente vivem nas casas e nas suas orelhas, criando água parada que pode ser coletada em pneus de automóveis usados. Reduzir o habitat de reprodução para baixar populações de mosquitos.
Veja + dicas